quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Cantor Tico Santa Cruz critica em blog edição de "A Fazenda 3"

O vocalista disse que a edição do programa exibida na televisão foi feita "na conveniência dos diretores"

O cantor  Tico Santa Cruz, eliminado na semana passada do reality show "A Fazenda 3" (Record), usou seu blog para falar sobre a participação no programa.
O vocalista da banda Detonautas disse que a edição do programa exibida na televisão  foi feita "na conveniência dos diretores".
Contudo, disse que não tem do que reclamar da produção. "Fui bem tratado", afirmou. "Sou adulto e responsável por tudo que disse e por todas as minhas atitudes."
Tico disse ainda que iria fazer um texto mais extenso, falando sobre suas impressões do programa.
"Tenho muito a contar para todos os meus leitores, fãs, amigos e aliados", disse.
Em seguida, ele postou um vídeo que, segundo ele, "não teve seu conteúdo levado na íntegra ao povo brasileiro" e "representa piamente minha função no programa".


Fonte: http://www.tudoagora.com.br/noticia/29911/Cantor-Tico-Santa-Cruz-critica-em-blog-edicao-de-A-Fazenda-3.html   - Postado por: @DetonautasRC_RS 

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Conheça mais de Tico Santa Cruz


Conheça mais de Tico Santa Cruz, vocalista do Detonautas e sucesso no Twitter





A partir de janeiro de 2010, Tico Santa Cruz faz uma pausa do Detonautas para assumir, excepcionalmente, os vocais da banda Raimundos por dez shows pelo Brasil. Conhecido por suas opiniões fortes e seu ativismo rock'n'roll, o cantor revelou alguns traços de sua personalidade marcante em bate-bola com o TE CONTEI.

Nome completo: Luis Guilherme Brunetta Fontenelle de Araújo

Data de nascimento:
 30/09/1977

Apelido: Tico Santa Cruz

O que gosta de comer?:  Doces

Quais são seus hobbies?  : Leitura, corrida, escrever.

Quando não está cantando o que gosta de fazer?  : Gosto de estar com minha família e meus amigos, mas gosto muito da solidão.

Que bandas você curte?  :Led Zeppelin, The Doors, Black Sabbath, Dead Weather, Jane's Addiction e Ac/Dc. E ainda Legião Urbana, Cazuza e Raul.


Com quem você iria para uma ilha deserta?  : Com José Saramago. 

Quem você deixaria lá?  : Todas essas bandas emo num lindo festival on the beach.


Qual a cantada mais engraçada que você já levou? : Não levo cantadas (risos).


Qual a viagem mais bacana que você já fez?  : Amo Trancoso, na Bahia. Meu reduto de isolamento do mundo mágico.


Se pudesse cantar com alguém, quem seria? : Tenho privilégio de já ter cantado com muitos dos meus ídolos. Dos que partiram, Raul Seixas, sem dúvida.


Já ficou com uma fã?  : Não faço distinção. Qualquer pessoa que se envolva com Tico Santa Cruz é, no mínimo, corajosa.


Qual é a música que está tocando no seu carro?  : Uma banda nova que descobri, de Curitiba, chamada Anacrônica.

Já se arrependeu de alguma coisa?  : Quando machuco alguém que não merece, me arrependo.

Qual a sua maior ambição?  : Ganhar um milhão e mandar o mundo às favas.

Onde você se vê daqui a 50 anos?  : Debaixo da terra.

Se não fosse cantor, o que seria?  : Seria da Cruz Vermelha.

Cite um lugar romântico: O camarim depois do show.

Qual foi a maior roubada da sua vida?  : Parar numa blitz com minha moto e achar que o documento estava em dia. Depois foi vê-la partindo para aquele depósito nojento.


Qual foi o momento mais importante da sua vida?  : O nascimento dos meus filhos.

Qual é o seu prato preferido?   :Cérebro.

Se ganhasse na Mega-Sena o que faria?   :Escreveria um livro dizendo todas as verdades que não posso dizer por depender de dinheiro.


Do que tem medo?  : O medo é fé no contrário.


Quem é o Tico Santa Cruz?  :Só saberei depois que eu morrer e se existir vida após a morte, para que descubra a real impressão do que deixei de herança nesse planeta.


Quais são os projetos da banda para 2010?  : Rodar o mundo. 

Por Renata Trindade, especial para o Te Contei


Tico Santa Cruz ...A polêmica e A intimidade

Tico Santa Cruz entre a polêmica e a intimidade

Em casa, com a mulher e os filhos, vocalista dos detonautas fala sobre as mudanças de sua vida


Engajado politicamente e qualificado muitas vezes de rebelde, Tico curte seu lado família com a mulher, Luciana, com quem está há dez anos, e as crianças Bárbara Odara e Lucas.

O cantor Tico Santa Cruz (32) admite que é polêmico. Com dezenas de tatuagens cobrindo 60% do corpo, nem ele sabe o número exato, unhas pintadas e engajamento político feroz, que já o fez ficar nu para protestar contra a corrupção no Senado, o líder do Detonautas se transforma quando está em casa, na Barra, Rio. E se orgulha por ser rígido na educação de Lucas (8) e Bárbara Odara (1), seus filhos com Luciana Rocha (32). "Eles dependem de mim. Então, quero passar segurança emocional e financeira, coisas que não tive", justifica ele, que também planeja uma série de shows com a banda Raimundos. "Tico é preocupado em realçar valores e sabe impor mais limites do que eu. Só é meio viajandão", diverte-se Luciana. A harmonia que o casal cultiva hoje, no entanto, foi conquistada com muito diálogo, sofrimento e cinco anos de terapia. Em 2006, eles lutavam contra a famosa crise dos sete anos quando Tico sofreu um grande baque: a morte em um assalto de seu melhor amigo, o guitarrista Rodrigo Netto, aos 29 anos. "Minha mulher teve muita fibra e coragem para ficar comigo. Nos separamos por um ano e voltamos", revela, feliz. "Isso nos fortaleceu muito, tanto que depois tivemos mais um filho", completa Luciana.


Cumplicidade musical com Lucas.


- Você atualmente se considera um cara equilibrado?

- Meu olhar sobre o mundo sempre foi caótico e piorou com o sucesso da banda. Quando a visão romântica da profissão acabou, ruiu tudo. Isso se transformou em um problema de convivência com os outros. A terapia me salvou.



... e faz palhaçada na suíte do casal.




- Mas o que mudou?

- Talvez não transpareça tanto, mas aos 32 anos não posso ter o mesmo comportamento que tinha aos 23. Minha maturidade e a da banda fluem juntos.



Na varanda, Tico toca violão para a mulher...


- Como encara a distância da família por causa das viagens?

- Existe a saudade, a vontade de estar perto. Comecei a não ficar muito presente. Um dia, tive que falar para o meu filho que era o pai dele. Isso doeu muito. Tento compensar quando estou em casa.



No quarto da caçula, brincadeiras em família.




- A fidelidade é importante?

Luciana - Não é uma coisa fácil. É um ambiente com muitas facilidades, em todos os aspectos. Mas Tico é um cara família.
Tico - Não responderia com hipocrisia. Acredito no desejo de estar com alguém pelo bem querer. Há casamentos que não duram mais do que duas edições da revista. Não creio em nada eterno.






- Como foi a perda do Netto?

Tico - Não tive como segurar a onda. A revolta fez parte da minha vida. Afundei no luto, vivi intensamente a dor e a saudade. Depois, canalizei essa energia para questões que pudessem ser úteis para a sociedade. Mas os excessos são necessários para você descobrir o equilíbrio. Só se conhece o seu limite dessa forma. Talvez tenham me estigmatizado. Nesse momento percebi que existem certas coisas que precisava valorizar. Acredito na família como instituição. Ela é importante para se estruturar uma sociedade saudável.

- Se arrepende por ser visto como uma figura polêmica?


- Já perdi muito espaço por isso. Polêmica ocorre quando nos expressamos de forma clara. Isso se reflete na carreira e na família. Um empresário me falou para ficar mais quieto, mas estou bem comigo.



FONTE:http://www.caras.com.br/edicoes/840/textos/tico-santa-cruz-entre-a-polemica-e-a-intimidade/













segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Poeta Com veias Políticas

Tico Santa Cruz é conhecido através das músicas dos Detonautas ou por sua atuação política em manifestatações e contra a violência e impunidade junto a Ong Voluntários da Pátria. Mas, pouca gente sabe, por trás das tatuagens, dos piercings e da insatisfação do músico está um poeta sensível e angustiado. Não, ele não está lançando nenhum livro (ainda!), mas a cada dia mais se envolve entre as palavras.

Há um ano, conheci o Tico no Corujão Poético á Universo da Leitura, um encontro de poetas que acontece durante as madrugadas na Livraria Letras e Expressões, no Leblon. E foi nesse mesmo lugar que conversei com o músico-poeta, que toda semana bate ponto no evento que tem uma platéia grande e cativa: atores, músicos, poetas, professores e boêmios apaixonados por literatura.

O papo foi rápido, aconteceu nos corredores da livraria e durante a falação poética. Mas mesmo assim foi muito produtivo, em pouco mais de dez minutos já havíamos falado de política, literatura, música e processo criativo. A cada poesia falada, ele se comportava como um adolescente embevecido.

Click(IN)VERSOS � Gostaria que você começasse falando sobre a sua atuação política, das manifestações contra a violência, impunidade, corrupção...

TICO SANTA CRUZ - Na verdade, fazemos um movimento simbólico. Por não contar com o apoio popular de massa, resolvemos fazer ações como a do Greenpeace: atuamos para gerar a reflexão, fazemos o protesto e pessoas pensam... Nesta quarta-feira (dia 25 de abril), vamos fazer manifestação dos fantasmas na escadarias da ALERJ, representando a sociedade fantasma: a justiça fantasma, os funcionários fantasmas, os políticos fantasmas, o STJ fantasma... Tudo que é fantasma no Brasil que nós pensamos que existe e não conseguimos ver além da imaginação. É isso que queremos representar.

Click(IN)VERSOS � E o que você espera com esses protestos?

TICO SANTA CRUZ - Não espero nada...Na verdade espero que pelo menos uma pessoa pare diante dessa mobilização e questione. O povo brasileiro aceita muitas coisas sem questionar. Se tocar uma pessoa, estou satisfeito. O que estamos tentando plantar é o questionamento.

Click(IN)VERSOS � Na rua há rumores de que o Tico Santa Cruz quer se tornar político. Isso é verdade?

TICO SANTA CRUZ - Não. Quem falou nisso? Não, não...(RISOS) Não tenho rabo preso com ninguém. Eu vejo que a nossa política ainda está muito poluída, e para despoluir é um processo lento. Eu estou do lado oposto, do lado da contestação. Isso não quer dizer que daqui a 20 ou 40 anos eu não possa vir a pensar nesta possibilidade. Mas neste momento não penso nisso de forma alguma. Até porque se eu me colocar à frente de um partido político vou limitar o que quero falar, eu quero poder me expressar livremente!

Click(IN)VERSOS � Você é músico e um grande simpatizante de poesia. Como funciona essa relação da música com a literatura?

TICO SANTA CRUZ - Isso tudo é muito novo pra mim. Eu comecei a ler e a me dedicar � literatura realmente de uns 5 a 6 anos para cá. Até os meus 23 anos, que foi quando o meu filho nasceu, descobri que eu tinha o habito de ler. Mas nessa época não era algo frenético como é hoje, que leio muito e escrevo.

Click(IN)VERSOS � O que chegou primeiro, a música ou a literatura?

TICO SANTA CRUZ - A música chegou primeiro! A música veio para mim de uma forma diferente. Ela chega por meio da sonoridade e não da letra em si. Na música gosto de fonemas e não necessariamente da palavra como significado poético. E hoje em dia o que tento fazer no meu trabalho é os fonemas com a poesia. E isso é um trabalho difícil, as pessoas pensam que é fácil, mas não é não. As pessoas pensam que é fácil porque é uma melodia popular, mas realizar um trabalho bonito, bem escrito, é complicado. Eu estou começando a apreender agora.

Click(IN)VERSOS � E como funciona o seu processo criativo?

TICO SANTA CRUZ - Eu sou meio livre. Eu não tenho uma regra, não me condiciono a nada. Aparece e vem... O novo CD do Detonautas é O Retorno de Saturno - que estamos produzindo, por exemplo, foi assim: eu viajei para Trancoso, lá foi batendo várias inspirações e assim surgiram sete músicas. Para mim isso é uma riqueza espiritual. Eu não sigo uma regra, mas quando aparece, estou atento. Meu celular tem um gravadorzinho, que eu gravo tudo, qualquer idéia.

Click(IN)VERSOS � Ha pouco tempo você declarou numa entrevista que é um eterno angustiado. Você só escreve quando está neste estado?

TICO SANTA CRUZ � Ah normalmente eu sou angustiado, então eu costumo escrever angustiado. Mas eu aprendi a lidar com essa angústia de uma forma positiva, de entender que isso faz parte da minha natureza e que tenho que aprender a lidar com isso.

Click(IN)VERSOS � Quais são as suas maiores influências, seja na música ou na literatura.

TICO SANTA CRUZ - Na música eu posso citar três pessoas que me identifico imediatamente, são grandes ícones para mim: Raul (Seixas), Cazuza e Renato (Russo). São três caras que eu miro, é onde eu miro. São os três músicos que reverencio. Já na literatura, eu gosto muito de ler filosofia. Tem dois autores que são meus mestres filosóficos: um é Osho e o outro é Andr� Comte-Sponville � um autor contemporâneo, que escreveu Bom Dia, Angústia, Felicidade Desesperadamente, O Pequeno Tratado das Grandes virtudes... E gosto muito do Irvin D. Yalom, que escreveu Quando Nietszche Chorou e A Cura de Schopenhauer.

Eu gosto dessas leituras que misturam psicanálise e trabalho da mente. Poesia eu leio pouco, mas há um tempo eu peguei Florbela Espanca, que é incrível. Gosto também de poesia marginal, não gosto muito de coisas muito clássicas. Embora, outro dia, eu tenha descoberto o Drummond e me encantado. Antes falavam em Drummond e eu lembrava daquela coisa chata, quando você está na escola e é obrigado a ler. Foi assistindo um documentário sobre o poeta que eu desfiz essa imagem. Tem M�rio de S� Carneiro, um poeta portugu�s contempor�neo do Fernando Pessoa, que eu gosto bastante.
lick(IN)VERSOS � E os autores contempor�neos?

TICO SANTA CRUZ � Tem uma galera que conheci aqui (no Corujão Poético � Leblon): o Tavinho Paes, Leprevoust, Igor Cotrin, Jean Queiroz... Todas essas pessoas que conheci aqui, com quais eu convivo e admiro o trabalho.

Click(IN)VERSOS � Esse evento � Coruj�o Po�tico � da Letras e Express�es, � o primeiro movimento po�tico que participa?

TICO SANTA CRUZ - Sim, eu comecei aqui. Quando eu entrei aqui, eu achei que estava vivendo uma ficção cient�fica... (RISOS) Porque vi isso aqui acontecer numa época em que o evento não era tão grandioso. Era uma coisa muito sublime, voltada para poucas pessoas. Eu fiquei impressionado, parecia a época do Tom e do Vinícius, a galera de chapeuzinho... Eu me perguntava se era verdade mesmo. É muito bom ver pessoas interessantes, falando coisas boas. E aí comecei a frequentar e isso foi mudando minha vida.

Click(IN)VERSOS � Você tem vontade de publicar um livro?

TICO SANTA CRUZ - Sim tenho vontade. Eu tenho um blog (Clube da Insônia), que eu escrevo muito, desde 2004. Eu não tenho pretensão de lançá-lo agora não, ainda quero adquirir mais bagagem, mais carga para poder usar isso como literatura e não só como forma de expressão.

Click(IN)VERSOS � Que recado deixaria para o jovens autores e jovens músicos que estão por a�?

TICO SANTA CRUZ - Ah isso engraçado... Sei lá!? Eu diria �experimente�! Experimentar é tudo, a transformção vem da experimentação.



@FaDetonautas

''Tico solta o verbo no programa hoje em dia''

Babado A Fazenda 3 TicoA Fazenda: Tico participa do "Hoje em Dia" e solta o verbo  

Nesta manhã de segunda-feira (25) Tico participou do quadro “Cercado de Blogueiros” do programa “Hoje em Dia”. O último eliminado do reality rural respondeu as perguntas de todos, assistiu seus melhores momentos em A Fazenda e aos depoimentos deixados pelos peões e pelo público.              

Para começar, o roqueiro reviu as cenas de sua briga com Dudu e o desentendimento do que teve com Mallandro. Ao final do vídeo, o músico indicou seus reais amigos e suas decepções. “Eu sinto saudades dos meus amigos que eu fiz lá, que são do meu grupo”. Além deles, o rapaz revelou que também simpatiza com Monique apesar de não ter tido a oportunidade conviver muito com ela. Tico apontou Melancia e Viola como duas pessoas que ele não gostou do comportamento, alegando que o jogador tem jeito de “maria fofoqueira”. 


Fábio Almeida, blogueiro, questinou sobre a proposta de votos feita por Mallandro logos nos primeiros dias de confinamento. “Quando ele fez a proposta, num primeiro momento, eu não aceitei. Ele fez isso sem consultar o grupo dele. Eu balancei sem dúvida. (...) O Mallandro é um pessoa inteligente (...) Ele é um cara que trabalha com televisão e sabe se dar muito bem com as câmeras. Gosto dele e admiro muito, mas ele trabalha com valores diferentes dos meus”, avaliou o vocalista da banda Detonautas. 


Sobre sua briga com Dudu, o ex-integrante da equipe Ovelha parece não estar arrependido. “O Dudu se fez de bonzinho o tempo inteiro. É o papel dele. Ele se aproveitou de uma situação em que eu o coloquei. A Nany tem vontade de ser mãe e não pode, então ela os adotou (Coelhos) como se fossem filhos. Ele é reflexo de uma geração que não tem limite e compromisso com nada”, criticou. Além disso, Tico disse que na hora da discussão chegou a pensar em cuspir na cara de Dudu. “Só não fiz isso porque fiquei com medo de ser eliminado”, revelou. 


O ex-peão também misturou os assuntos, e começou a falar sobre política. “Eu nunca fui uma pessoa da paz. Eu vou lutar pelos meus direitos. (...) Eu não sou Jesus Cristo, não sou Gandhi. (...) Quem matou meu amigo [Rodrigo Netto] foi a ponta do iceberg, os políticos deste país. Eu fiz palestras em Brasília, nas escolas, em presídio. Eu sou do fronte, e vou combater incisivamente. Ninguém colocou quando ele agrediu meus pais, minha mulher, meu filho, meus colegas de banda”, revoltou-se.


Depois disso, foi a vez das pessoas comuns colocarem a boca no trombone. O público não perdoou e não economizou nas críticas. “As pessoas tem o direito de fazer o julgamento delas (...) Eu não estou aqui pra convencer ninguém”, respondeu com indiferença. 


A experiência de ter participado do programa também foi avaliada por Tico. “Eu queria experimentar a situação de viver um reality show. As coisas que acontecem na sua vida vão emergindo dentro de você. Na minha cabeça ia morrer uma pessoa toda semana. Quando o Sérgio foi pra Roça eu me lembrei muito do dia que meu amigo morreu”, contou. 


A conversa ficou mais descontraída quando o músico contou que não se masturbou nenhuma vez durante o período de confinamento, porque estava focado em outras coisas. Ao falarem sobre Luiza, o moço disse que sentiu necessidade de fazer carinho em alguém, mas sem segundas intenções. “Era uma pessoa especial com quem eu me identifiquei”, disse carinhosamente. 


A bunda de Melancia também foi alvo de piadas. “Eu nunca vi uma coisa daquele tamanho. Ficava constrangido. Ela podia ter me matado, aquilo devia ir para a vídeo-cassetada”, disse em referência a dançinha que a morena fez certa vez
Na hora de adjetivar alguns participantes, o músico escolheu sem pensar muito:


O mais manipulador: Sérgio Mallandro. “Ele nunca fica numa situação ruim”, justificou.


O mais omisso: Daniel. “Na hora de firmar opinião (...) ele alivia e fica por isso mesmo”.


O mais amigo: Carrasco, “Me lembrou muito meu amigo que faleceu”, conclui Tico.

FONTE: Site IG - Home iG  Babado  A Fazenda 3 › Fora da Porteira / Por: @DetonautasRC_RS 

''Tico Santa Cruz recebe depoimentos dos peões''

A Fazenda: Eliminado, Tico Santa Cruz recebe depoimentos dos peões 

Nesta manhã de segunda-feira (25), Tico compareceu ao programa “Hoje em Dia” e recebeu os depoimentos dos peões.
Emocionada, Luiza foi a primeira a falar para Tico:
“É uma honra lutar do teu lado. A gente continua lutando aqui com muito amor. (...) Francisco, meu irmãozinho, pode me chamar para qualquer luta, seja aqui ou no Congresso. Obrigada, você faz falta”.

Luiza se emociona ao falar para o amigo
Luiza se emociona ao falar para o amigo
O amigo Sérgio Abreu foi o segundo:
Tico, meu irmão, você está fazendo muita falta. Mas sei que está nos braços da família, (...) foi um prazer te conhecer. (...) Força aí, quando eu sair vamos dar boas risadas, pegar uma onda, fazer um som. 
Lizzi também deixou sua mensagem:
“Gosto muito da sua pessoa. Não concordo com algumas atitudes, assim como o público pode não concordar com algumas atitudes minhas, mas queria dizer que gosto muito de você”.

Lizzi deixa suas palvras para o ex-peão
Lizzi deixa suas palvras para o ex-peão
Janaina:
“Gosto muito de você, seja aqui dentro ou aí fora você faz diferença sim!”.
Malladro Não conhecia você profundamente, mas as pessoas sempre falaram que você é do bem. Quero te encontrar depois pra gente fazer um glu glu um yeah yeah! Achei que você deu uma aceleradinha e o trem saiu, (...) mas eu sei que você é uma pessoa do bem. Boa sorte 'pra tu'! Quero ver teu show do Detonautas!’.
Melancia

“Quero te desejar boa sorte aí fora, na sua carreira... Você está fazendo muita falta aqui dentro. (...) Ah, desculpa pelas brincadeiras!”, disse a dançarina, sorrindo.
Viola

“Foi boa a nossa convivência até quando durou. (...) Que você tenha muita felicidade e quem sabe a gente se encontre aí fora. Que Deus te abençoe. Sucesso, mais do que você já tem!”.
Daniel

“Beleza fera, tranquilo, saudações tricolores! Te desejo tudo de bom, que esse novo caminho te abra várias portas, muita saúde para a tua família, seus filhos, que tenho certeza que são as coisas mais importantes da sua vida. Valeu fera, obrigado!”.
Carrasco“Tico Santa Cruz, amigo querido, você foi um presente nesse programa. Você me ensinou muita coisa, me ensinou a ser um pouquinho mais gente, um pouquinho mais cidadão. Agora, você está aí, junto com tua mulher, seus filhos. (...) Torça por mim, torça pelas 'ovelha's, eu sinto sua energia junto com a gente. Você faz muita falta. Daqui a pouco estaremos juntos assistindo ao show dos Detonautas! Vou te levar para a minha vida. Espero fazer justiça.”.
Ao término dos depoimentos, Tico falou o que achou sobre as palavras dos peões: ”Eu fico emocionado com essas palavras, principalmente com as sinceras. Meu grupo principalmente, que eu me identifiquei por total intuição, total afinidade. Foi uma escolha feita por energia. Eu respeito o depoimento dos meus adversários”. Tico também aproveitou para alfinetar Dudu: “E graças a Deus, não apareceu nenhum Judas para falar alguma coisa para mim”, finalizou o ex-peão.

FONTE: Site IG - Home iG  Babado  A Fazenda 3 › Fora da Porteira / Por: @DetonautasRC_RS